Mas quem é que disse que ler não é divertido? A prova em contrário foi a grande dinâmica criada no Concurso Concelhio de Leitura “Quintos Leitores”, inserido na Semana Concelhia da Leitura, Ciência e Arte, que pretendeu homenagear o cientista Manuel António Gomes, mais conhecido como Padre Himalaya. O referido concurso ocorreu no dia 20 de abril, na Casa das Artes de Arcos de Valdevez. Os pequenos leitores do agrupamento não só nos mostraram que ler é prazeroso, como serve, também, de veículo para nos transportar para outros tempos e outras vontades. A obra a concurso, como não podia deixar de ser, foi “A Aventura de Himalaya”, de Beatriz de Vasconcelos, com ilustração de A. Dantas.

E como dizia, os nossos concorrentes demonstraram ser conhecedores de tantos factos e pormenores da vida e obra desta figura, também ela dedicada à leitura e à ciência, revalorizada mundialmente pelos seus estudos percursores, nomeadamente, das energias renováveis, de entre outros.

Os vários momentos do concurso foram caracterizados por uma dinâmica entusiasta e de festa que acompanharam cada eliminatória.

O júri foi, também, muito bem representado pela nossa Diretora do Agrupamento, Professora Anabela Araújo, a Senhora Vereadora da Educação, Dr.ª Emília Cerdeira e a Bibliotecária Municipal, Dr.ª Catarina Viana, que muito atentas e empenhadas procuravam classificar, com todo o rigor, cada momento das provas.

Entre nervos e anseios, risadas e desapontamentos, ia decorrendo o concurso, sempre muito aplaudido pelo público e com as claques em ativo apoio aos seus concorrentes favoritos.

As vencedoras, verdadeiras guardiãs do legado do Padre Himalaya, foram as alunas:

1.Constança Oliveira

2.Maria Fernandes

3.Camila Dias 

 todas da turma F do quinto ano, da Escola Básica Padre Himalaya.

Pelo meio, houve tempo para dois momentos musicais dinamizados pelas professoras Helena Silva e Lindiva Pereira, com temas cantados e tocados pelas turmas A, C e D do 5º ano e B, C e D do sexto, muito aplaudidas e apreciadas pelo seu profissionalismo em palco e pela energia que deram ao acontecimento.

Na Grande Final, houve ainda tempo para todos dançarem e cantarem o conhecido tema “Filhos da Nação”, do grupo português “Quinta do Bill”.

Estão de parabéns todos os concorrentes, todas as escolas e todos os professores que prepararam os alunos a concurso, pois o que importa é participar. Felicita-se, ainda, a responsável pela organização Professora Teresa Cardoso e seus alunos do 9º I, bem como a responsável pela apresentação, professora Margarida Dias.

Para o ano há mais!